Planejamento Estratégico de Cidades: Fórum entrega seu 13º Estudo
Caderno com propostas para Londrina será apresentado nesta quinta, dia 12 de março, para lideranças, formadores de opinião e imprensa
10/03/2020

Duas solenidades marcam a agenda do Fórum Desenvolve Londrina nesta primeira quinzena de março. A entidade lança nesta quinta-feira (12), às 8h, o Caderno de Estudos de 2019, com o tema “Planejamento Estratégico de Cidades - Propostas para Londrina”. O evento será no auditório da Unimed Londrina, que fica a avenida Ayrton Senna da Silva,1065 é aberto ao público, desde que confirmadas as presenças com antecipação pelo e-mail: forumdesenvilve@sercomtel.com.br

E no dia 13 de março (sexta) o Fórum Desenvolve recebe na Câmara Municipal de Londrina a Medalha Ouro Verde, em solenidade às 20h, na sala de sessões, entregue pelo vereador Junior Santos Rosa (PSD), quem propôs a honraria, por meio da lei municipal nº 12.899/2019. Também é necessária confirmação.

Em 2019, a lei municipal nº 12.850 reconheceu a entidade como de utilidade pública. O trabalho do Fórum visa também despertar a população para a realidade de Londrina, seu desenvolvimento social e econômico com qualidade de vida para a população e traz o mínimo de informação que orienta este processo, possibilitando que a comunidade conheça seus problemas e contribua com soluções.

O estudo do Planejamento Estratégico traz o benchmarking de cidades planejadas como Itajaí (SC), Belo Horizonte (MG), Medellin (Colômbia) e Barcelona (Espanha); a origem de Londrina como uma cidade planejada pelos ingleses; a percepção de problemas de Londrina já levantados em outros estudos da entidade e a as propostas para um planejamento estratégico de Londrina propriamente dito.

Londrina aos 100 anos

O Fórum Desenvolve Londrina nasceu em 2005, a partir de um programa denominado Avança Londrina, e depois seguindo o modelo de instituições europeias e americanas se transformou num importante instrumento para pensar o futuro da cidade. Hoje é formado por representantes de 38 entidades. O foco do Fórum é 2034, centenário de Londrina, projetando assim, uma “agenda positiva”, para o futuro da cidade e região, atingindo um equilíbrio, econômico, social, cultural e ambiental. O caráter do Fórum é propositivo.

Os ESTUDOS até agora apresentados – 13 no total - renderam frutos com ações em andamento executadas tanto pela sociedade civil, quanto pelo poder público. Os temas dos estudos são escolhidos com base em mais de 60 indicadores atualizados anualmente e lançados pelo Fórum em outro material, um Caderno de Indicadores (14ª edição). Confira os Estudos: 1-“Educação Fundamental” (2007); 2- “Desenvolvimento Empresarial” (2008); 3- “Mobilidade Humana - Segurança, Liberdade e Educação no Trânsito” (2009); 4- “Terceiro Setor - A Participação da Sociedade Organizada na Formulação, Implementação e Acompanhamento de Políticas Públicas” (2010); 5- “Adolescentes em Conflito com a Lei – prevenção, medidas socioeducativas e reintegração” (2011).

E ainda, 6- “A Saúde em Londrina – indicador coeficiente de doenças infectocontagiosas” (2012); 7 - “Resíduos Sólidos – Estratégias de Planejamento e Gestão” (2013); 8 - “Industrialização de Londrina – Análises - Perspectivas – Caminhos” (2014); 9 - “Gestão Pública” (2015); 10- “Compilação de Estudos Já Realizados Pela Entidade” (2016); 11-“Londrina. Cidades Inteligentes – Conceitos, Planos e Ações.” (2017) e 12- “Economia Criativa Como Desenvolvimento Sustentável” (2018).

Os integrantes do Fórum Desenvolve Londrina representam entidades diversas – públicas ou privadas - e participam do Fórum voluntariamente. As reuniões são realizadas todas as quintas-feiras, das 8h às 10h, na sede da Associação Médica de Londrina. Este ano de 2020, os membros do Fórum vão trabalhar com o assunto "Retenção de talentos e geração de oportunidades de emprego e renda". Todos os estudos são encontrados no site do Fórum e podem ser baixados: www.forumdesenvolvelondrina.com.br