Evento do Fórum Desenvolve Londrina apresenta estudo sobre Resíduos nesta terça (25)
Fórum Desenvolve lança para a comunidade o estudo sobre “Resíduos Sólidos” realizado durante do ano de 2013 em solenidade na OAB
24/04/2014
O Fórum Desenvolve Londrina (Fórum Permanentes de Planejamento Estratégico para o Desenvolvimento Sustentável de Londrina) apresenta nesta terça-feira, 25 de fevereiro de 2014, o sétimo estudo aprofundado realizado pela entidade, desde a sua criação em 2005, com o tema: “Resíduos Sólidos – Estratégias de Planejamento e Gestão”.O Manual de Indicadores de Desenvolvimento de Londrina – com dados estatísticos atualizados anualmente, a Pesquisa de Percepção da População sobre a cidade de Londrina e a Revista com um pouca da história da entidade já foram entregues à população em evento em novembro do ano passado (2013).

O evento de entrega do Estudo 2013 – Resíduos Sólidos, será no auditório da OAB Londrina (avenida Governador Parigot de Souza, 311 ), com início às 19h30, nesta terça, dia 25 e dirigido a autoridades regionais, representantes de entidades e associações, formadores de opinião e comunidade londrinense. No evento também serão homenageados os patrocinadores que apoiam as edições dos cadernos e os palestrantes que contribuem com o Caderno de Estudo.

Formado por representantes de 34 entidades, o foco do Fórum é 2034, centenário de Londrina, projetando assim, uma “agenda positiva”, para o futuro da cidade e região, atingindo um equilíbrio, econômico, social, cultural e ambiental.

O caráter do Fórum é propositivo, calcado em 61 indicadores levantados pela comissão de indicadores da entidade e integrantes, com a sistematização do Sebrae. O objetivo é aglutinar a sociedade organizada e mobilizar a comunidade para o desenvolvimento sustentável de Londrina e região. Os estudos até agora apresentados renderam frutos com ações em andamento executadas tanto pela sociedade civil, quanto pelo poder público. Exemplos são campanha pé na faixa, pedagogia empreendedora nas escolas municipais, ISS Tecnológico, implantação da Lei de micro e pequena empresas, entre outros.

Logística

Os integrantes do Fórum Desenvolve Londrina representam entidades diversas – públicas ou privadas - e participam do Fórum voluntariamente. As reuniões são realizadas todas as quintas-feiras, das 8h às 10h, na sede da Associação Médica de Londrina. Em 2013, para o estudo de Resíduos Sólidos, os integrantes ouviram 19 palestrantes ligados ao tema em abordagens diversas.

Estudos Aprofundados já realizados

Agora em 2014, as reuniões do Fórum Desenvolve Londrina já iniciaram e os integrantes começam a definir o tema do estudo deste ano, que terá como foco “a industrialização”. Os estudos já realizados são: 1-“Educação Fundamental” (2007);2- “Desenvolvimento Empresarial” (2008); 3- “Mobilidade Humana - Segurança, Liberdade e Educação no Trânsito” (2009); 4- “Terceiro Setor - A Participação da Sociedade Organizada na Formulação, Implementação e Acompanhamento de Políticas Públicas” (2010); 5- “Adolescentes em Conflito com a Lei – prevenção, medidas socioeducativas e reintegração” (2011); 6- “A Saúde em Londrina – indicador coeficiente de doenças infectocontagiosas” (2012) e 7 - “Resíduos Sólidos – Estratégias de Planejamento e Gestão” (2013).

Downloud dos estudos e indicadores no site do Fórum Desenvolve Londrina: www.forumdesenvolvelondrina.org.